Artigos


O Xamanismo e a Transculturaldade - Uma Visão Atual

Peço ao Grande Espirito que ilumine o caminho para que assim possa levar novas visões de um caminhante que percorre a boa estrada vermelha do Xamanismo.

Neste início desejo falar sobre o Xamanismo como um caminho antigo e como o vejo nos dias de hoje, por isso escolhi o Título de “ Xamanismo e Transculturalidade - uma visão atual “.

O Xamanismo originalmente aconteceu em um tempo sem Globalização sem as informações que percorrem hoje em centésimos de segundo um planeta e chegam em qualquer casa em qualquer lugar a todo momento.

Era um tempo onde as informações e os ensinamentos eram passados de geração em geração por meio da palavra ao redor das fogueiras e dos exemplos vividos nas aldeias e comunidades.

Vivemos hoje um momento Globalizado onde as culturas se misturam e os velhos ensinamentos se juntam aos novos, novas descobertas acontecem a todo instante e existe a confirmação de muitas coisas pela ciência. Em todo planeta milhões de pessoas praticam os mesmos rituais e dirigem suas preces aos mesmos seres e lugares.

Saiu-se da pequena aldeia para a grande aldeia global onde as latitudes e as longitudes se misturam na grande teia planetária. Praticamos no Sul do Planeta os mesmos Rituais que se praticavam e se praticam na Sibéria, cultuamos Deuses, Deusas e a Natureza como uma Grande Mãe Provedora da energia vital que nos alimenta para podermos viver neste plano.
Destes encontros e re-encontros surge uma nova visão do Xamanismo e uma nova forma de pratica-lo por meio da Transculturalidade.

Pegamos toda a sabedoria ancestral, estudamos e vivenciamos, trazendo-a para nosso momento atual e vendo nela o que esta alem das culturas o que esta alem das fronteiras demarcadas pelo homem, buscamos em todos os ensinamentos o que há de comum entre eles e praticamos o que nosso coração nos diz como certo. Chega a hora de estarmos abertos ao grande encontro ecumênico que acontece ao redor da fogueira estando prontos e disponíveis para dançar todas as canções ancestrais e ritualizar todos os ritos, assim participando deste grande encontro de gerações e culturas.

Assim caminho e assim gostaria de trazer o que aprendi com o caminho, desejo trazer o que é Perene e Sagrado e que se mantém nas vozes de Xamas Originais e que passa de geração a geração chegando aos nossos dias.

Cada caminhante possui a sua verdade e ela deve ser respeitada como tal, não acredito em um caminho único e certo, acredito em caminhos que levam a um mesmo ponto de encontro, o importante na escolha de nossa estrada é que ela tenha um coração e que nós possamos senti-lo.

Meu acordar para o Xamanismo começou com os tambores, eles me fizeram caminhar, praticar e partilhar tudo que comecei a receber e a aprender no caminho, conheci muitos mestres e mestras, participei de muitas fogueiras e muitos conselhos, escutei atentamente os anciões e anciãs e pratiquei muitos de seus ensinamentos, escutei o tambor que fala desde o momento que ele chegou por meio dos sonhos onde aprendi com ele a verdadeira conexão com a Mãe Terra.

Acordei para os elementos e todos nossos irmãos animais, minerais e vegetais, senti que todos somos um e participamos de uma mesma jornada evolutiva.

Este texto é uma apresentação e um chamado para que vc possa conhecer mais uma visão sobre um caminho tão arcaico, espero trazer temas que possam mostrar um pouco de tudo isso que falo e quem sabe provocar um desejo.

Para que em um momento destes em que a vida esta constantemente nos possibilitando, sentemos ao redor de uma fogueira e juntos partilhemos nossas sabedorias e nossas experiências.

O primeiro passo esta dado e desejo em breve estar trazendo novos textos misturando a História e as Estórias que aprendi com o caminho.

Tenham uma Boa Vida.

AHO!


compartilhar a matéria: